Itacaré é Mais ou Menos Assim

Hoje compartilho com vocês a nossa experiência em Itacaré. Sério, esse lugar é mágico e ficou no meu top 3 melhores cidades do Sul da Bahia, competindo com Cumuruxatiba e Arraial D’Ajuda. Se você está em dúvida se deve incluir Itacaré na sua lista de lugares para conhecer no Sul da Bahia, eu já adianto: não tenha dúvidas. Itacaré é incrível, especialmente se você busca um lugar com muitos artistas, surfistas, samba, reggae, yoga e claro, muitas opções de praias paradisíacas e trilhas em meio à natureza.

Localização e Acesso

A cidade grande mais próxima de Itacaré é Ilhéus, que tem o aeroporto Jorge Amado, a 1h30 de carro (aproximadamente 75km) de distância. Itacaré fica mais ou menos na mesma distância entre Salvador, ao norte, e Porto Seguro, ao sul da Bahia. Se você vem por algum desses lugares, é uma viagem longa, de 5 a 6 horas de estrada, mas vale cada centavo de combustível.

Escolha a melhor época para visitar Itacaré

Itacaré é um lugar que vale a pena conhecer em qualquer período do ano, mas vale ficar atento ao calendário anual pra escolher os meses com menos chuva.

  • Meses mais chuvosos: Março e abril.
  • Meses menos chuvosos: Agosto, setembro e outubro.
  • Alta temporada: Dezembro até o carnaval e todos os feriados prolongados.

Divisão da Cidade

Itacaré é dividida em duas partes: a parte urbana, onde fica o centrinho e os comércios, e a parte mais “rural”, onde estão as praias. Pela rua Caminho das Praias, é possível caminhar para conhecer as praias do Resende, Tiririca, Costa, Ribeira, Siriaco e Prainha, todas em sequência e maravilhosas.

A chegada

Eu e Nina saímos de Porto Seguro sem reservar nenhum lugar para ficar, no estilo “a moda caralho”, kkk. Para quem nunca fez isso, é uma experiência que eu recomendo. Pode ser ruim, claro, mas pode ser ótimo. É algo que você deve fazer pelo menos uma vez na vida. Chegamos em Itacaré por volta das 15h, ainda com sol. Na Bahia, começa a escurecer por volta das 17h, então lembre-se disso.

Busca por Camping

Ficamos rodando um pouco de carro pela cidade em busca de um camping. Os primeiros três campings que visitamos não permitiam entrada de carros, apenas barracas. Surpreendentemente, Itacaré tem poucas opções de camping com estacionamento para carros. Decidimos acampar de barraca mesmo, para ficar mais próximo de alguma praia. Escolhemos o camping Rai Luc, coladinho na Praia da Costa.

Montagem do Acampamento

O camping Rai Luc é lindo, com muita natureza e vários espaços para montar o acampamento. A chegada foi cansativa, especialmente por fazer tudo sozinho. Tirei muitas coisas do carro, como barraca, colchonete, cadeira, caminha de cachorro e até a geladeira portátil. A montagem do acampamento levou cerca de uma hora.

Primeira Noite

Infelizmente, choveu muito logo na primeira noite de acampamento, o que foi bastante incômodo. Chuva é sempre a pior parte do acampamento, e no mês de abril chove praticamente todos os dias.

Estrutura do Camping

O camping Rai Luc é super reservado e tem uma vista linda da Praia da Costa. No entanto, a diária de R$ 60,00 é um pouco cara, especialmente considerando a estrutura da cozinha, que é muito pequena e só tem um fogão e uma pia. Felizmente, não havia quase ninguém no camping, e a cozinha ficou praticamente só para mim. As áreas de natureza são ótimas, com uma área comum com redes e bastante grama para pegar sol, o ponto forte do camping.

Primeiros Dias em Itacaré

Nos primeiros dias, ainda estávamos nos familiarizando com o espaço e aproveitamos para conhecer o centrinho à noite. A rua mais famosa da cidade é a Pedro Longo, conhecida como Pituba. Durante o dia, ela fica aberta para carros, mas à noite é fechada para pedestres, proporcionando um ambiente agradável para passeios noturnos. Pituba é repleta de barzinhos, lojas, comércios e muita música ao vivo.

Vida Noturna em Itacaré

Uma noite, sentei para escutar um samba intimista que foi incrível. Percebi que Itacaré atrai um público jovem devido aos muitos hostels e estrangeiros, além de pessoas de outras partes da Bahia e do Brasil que escolheram viver aqui em busca de uma vida mais equilibrada, próxima à natureza e ao mar.

Praia de Jeribucaçu

Durante nossa estadia, conheci Renner, um viajante solo de Goiás. Ele me convidou para conhecer a Praia de Jeribucaçu, a 15km do centro de Itacaré. Foram 20 minutos de carro e mais 20 minutos de caminhada por uma trilha fácil, chegamos ao encontro de um rio com o mar. Continuamos caminhando pela areia para conhecer a Praia dos Corais e a Praia da Arruda, cada uma mais linda que a outra. Esse dia foi surreal de lindo. Recomendo esse passeio!

Mudança de Camping

Após três noites seguidas de chuva no camping Rai Luc, decidi procurar outro lugar para ficar. Encontrei um apartamento com uma estrutura excelente no centrinho de Itacaré, chamado Residencial Lucernare, do Eddie, um surfista super gente boa. A cobertura que alugamos por R$ 2.000,00 para 15 dias foi um excelente investimento, proporcionando o conforto necessário após dias difíceis no camping.

Vantagens do Apartamento

O apartamento ficava a 200 metros da Praia da Coroa, frequentada por moradores e onde ficam os barcos dos pescadores. Caminhávamos diariamente pela praia, que faz parte do centrinho histórico da cidade. A Praça São Miguel e as construções históricas são imperdíveis, assim como os restaurantes com preços justos e pratos bem servidos.

Mirante do Xeréu e Praia da Concha

A 600 metros do centrinho, o Mirante do Xeréu oferece um pôr do sol maravilhoso, com carrinhos de drinks, comidinhas e música ao vivo. A Praia da Concha, a mais próxima do centro, é excelente para visitar pela manhã, com barzinhos de valores justos e uma vista incrível do Farol de Itacaré, um dos mais antigos da Bahia.

Por hoje é isto, se curtiu este artigo, se inscreva para receber os próximos!

Nando Martins

Nando Martins

Designer por formação, filmmaker pela prática. Um criador de conteúdo nômade compartilhando a experiência de viver viajando pelo Brasil. Amo compartilhar conhecimentos sobre audiovisual, e sonho um dia construir minha própria casa de madeira.