Oi amigos!
Hoje compartilho com vocês minha primeira “vídeo aula” sobre um tema que gosto muito: Edição de Vídeo.
Assista diretamente no YouTube:
Nesse vídeo, levo você para uma imersão no processo de edição de uma entrevista de 30 minutos que filmei em Itacaré, na região sul da Bahia.
A entrevista foi captada com minha Sony A7IV no formato horizontal 16×9 em 4K 10bit 4:2:2 com o objetivo de construir uma história de apenas 90 segundos para o formato Reels do Instagram.
Adobe Premiere, nunca mais
Ao longo de 8 anos minha ferramenta principal de edição foi o Adobe Premiere, e depois de enfrentar todos os tipos de problemas técnicos e todos os bugs que você pode imaginar, felizmente migrei para o DaVinci Resolve.
Em 2021, no momento em que saí da sociedade da Eyxo, senti que era a hora de dar início ao processo de aprendizado de outra ferramenta, para aprimorar minhas habilidades técnicas de edição de vídeos e tratamento de cor das minhas imagens.
O Davinci Resolve é a escolha de muitos profissionais de Hollywood e oferece uma versão gratuita que atende à maioria das necessidades de edição. Filmes como “Avatar” e “Deadpool 2” foram editados com ele, e agora você pode fazer o mesmo com seus projetos.
As 3 Etapas Principais
O vídeo acima foi estruturado em três etapas:
- Decupagem (preparação do projeto / organização de imagens e timelines)
- Edição (construção de narrativa / composição de imagem com trilha sonora)
- Finalização (revelação de cor / ajustes de áudio / etc)
1. Decupagem e Organização
Imagine que você está se preparando para cozinhar uma refeição deliciosa para seus amigos. Qual o primeiro passo? Fazer o famoso Mise en place. Momento de organizar e colocar em ordem todos os ingredientes que serão utilizados. A edição de vídeo não é muito diferente.
Primeiro, importamos todo o material para o DaVinci Resolve e começamos a organização. Isso inclui classificar e rotular as imagens, assim como separar o que é relevante e o que não é. A decupagem é onde examinamos cada parte do material filmado, usamos ferramentas como a transcrição de áudio para remover silêncios indesejados e começamos a montar uma estrutura para o vídeo. Utilizamos atalhos e técnicas para agilizar esse processo, e se você quiser meus atalhos, vou deixar um link na descrição!
2. Edição
Com tudo organizado, passamos para a Edição. Aqui, focamos em construir a narrativa do vídeo. Escolhemos as melhores falas e imagens que transmitam a mensagem principal da entrevista. Para um REEL, a ideia é condensar o conteúdo mantendo uma narrativa envolvente com início, meio e fim.
Uma parte importante dessa etapa é criar uma boa composição entre som e imagem. Gosto sempre de acrescentar trilhas sonoras que dialoguem com as imagens de forma que agregue ao contexto, possibilitando que a história possa ser contada com naturalidade, com um toque de poesia e arte.
O banco de trilhas que utilizo atualmente é o Artlist.
3. Finalização
Por fim, chegamos à Finalização. Esta etapa é onde damos o toque final ao vídeo. Aplicamos a correção de cor para melhorar a aparência das imagens, especialmente porque as filmagens em S-Log 3 da minha Sony A7IV precisam de ajustes. Agrupamos e ajustamos as cores para dar vida ao material.
Além disso, aprimoramos a qualidade do áudio utilizando a aba Fairlight do DaVinci Resolve, garantindo que o som esteja claro e profissional. É a etapa onde tudo se junta para criar um vídeo polido e pronto para ser compartilhado.
Transformar imagens brutas em um vídeo finalizado é uma arte cheia de detalhes.
Curtiu? Se inscreve lá no YouTube pra ficar por dentro dos próximos conteúdos 😉
Obrigado!